terça-feira, 29 de abril de 2008

Feriado chegando é hora de crianças na cozinha

Para quem vai ou não viajar no feriado, estamos postando receitas novas para incentivar os pequenos na cozinha, afinal eles precisam conhecer o alimento que vai nutri-los. E como já disse antes, tudo o que eles preparam eles ficam tentados a provar.

Quiche do Sherek
Ingredientes:
2 pacotes de torrada integral triturado no liquidificador até ficar igual farinha
2 ovos inteiros
3 colheres de margarina
1 colher (sopa) de parmesão ralado
Recheio:
2 maços de espinafre cozido e escorrido
2 colheres (sopa) de azeite
2 ovos médios inteiros
2 colheres (sopa) de requeijão
1/2 xícara de creme de leite
1 colher (sopa) de parmesão ralado
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Preparo:
Em uma tigela grande misture as torradas trituradas no liquidificador com os ovos, a margarina e o parmesão. Misture bem com a ponta dos dedos até virar uma farofa. Forre o fundo de forminhas individuais ou uma forma de tamanho médio com aro removível. Fure a massa com um garfo e leve em forno pré aquecido por 8 minutos.
Recheio: Em uma panela leve o espinafre ao fogo médio e junte o azeite. Adicione um ovo por vez mexendo sempre. Acrescenteo requeijão, o creme de leite, o parmesão e a farinha de trigo e misture até ficar homogêneo. Recheie as forminhas ou a forma e leve de volta ao forno médio até dourar a superfície. Desenforme e sirva. Rende aproximadamente 12 porções.


Bolachinhas coloridas
Ingredientes:
300g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
375g de açúcar granulado
2 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha
375g de Farinha de trigo
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
4 gemas de ovo
4 variedades de corante alimentar

Modo de preparo:
Aqueça o forno até 180ºC. Pincele dois tabuleiros de ir ao forno com manteiga
Forme um creme com o açúcar e a manteiga até obter um preparado leve e fofo. Adicione os ovos e a baunilha e mexa bem. Peneire a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal para dentro deste preparado e misture tudo. Embrulhe a massa em película aderente e coloque na geladeira durante 1 hora, ou até ficar firme. Se a massa endurecer, deixe à temperatura ambiente durante 20 minutos.
Coloque cada gema numa tigela. Adicione uma colher de chá de água e bata com um garfo. Junte uma gota de corante alimentar diferente a cada gema batida.
Divida a massa em duas partes, ponha uma na geladeira e estenda a outra entre duas folhas de papel vegetal até uma espessura de 3-4 mm. Recorte as bolachas com moldes e coloque nos tabuleiros. Pinte as bolachas com pincel fino, adicione mais água aos corantes para obter um efeito translúcido. Deixe secar antes de cozer as bolachas.
Leve ao forno de 10 a 15 minutos ou até dourarem. Deixe arrefecer sobre uma grade. Repita todo o processo com o restante das bolachas.
Suco de laranja e kiwi
Ingredientes:
Suco de 10 laranjas-pera
3 kiwis sem casca cortados em pedaços
Açúcar a gosto
Preparo:
Bata no liquidificador o suco de laranja e o kiwi. Coe, adoce, decore com fatias de laranja ou kiwi e sirva. Rende 1 litro.

Nenhum comentário: